Nanotecnologia
A nanotecnologia é o estudo, manipulação, construção de materiais, substâncias, dispositivos e objetos em escala nanométrica. Nano é um prefixo que tem origem na palavra grega nanos = anão. Ou seja, "nano" é uma medida, não um objeto. Nanotecnologia pode ser conceituada como um conjunto de técnicas utilizadas para manipular átomo por átomo para a criação de novas estruturas em escala nanométrica usando forças intermoleculares (Van der Waals) para ligá-las, juntando-as em estruturas estáveis. Os especialistas às vezes discordam sobre o que constitui a nanoescala, mas em geral, você pode pensar em nanotecnologia lidando com quaisquer medidas entre 1 nm e 100 nm. Maior que isso é micro-escala, e menor que isso é escala atômica. Um nanômetro é uma subunidade do metro, o que equivale a dividir um metro em 1 bilhão de pedaços.
A introdução ao estudo da nanotecnologia foi feita pelo físico estadunidense Richard Feynman durante uma palestra para a Sociedade Americana de Física em 1959. Seu projeto de pesquisa considerava a possibilidade de se organizar os átomos da maneira que quiséssemos. Contudo essa ideia era demasiado avançada para a época e só foi retomada após 30 anos.
Descobertas e uso da nanotecnologia Com o passar dos anos, os estudos a respeito da nanotecnologia foram se desenvolvendo. Inúmeras empresas vêm investindo nesses estudos a fim de desenvolver seus produtos. A fabricante automotiva estadunidense General Motors diminuiu 7% do peso de seu carro Impala utilizando material nanocompósito, ou seja, um material superior formado por dois ou mais componentes, sendo que suas cargas são medidas em escala nanométrica. A vantagem do uso do material nanocompósito é que as interações entre a partícula e o meio aumentam significativamente.
O Nanorevestimento também é outra técnica recente que vêm sendo utilizada pelas empresas do ramo automobilístico a fim de evitar o embaçamento de janelas. Em sua composição há nanopartículas de