NAFTA
Escola Secundaria de Salineiro
Trabalho de grupo de D.E.S
Tema:
Tratado Norte Americano de Livre Comercio
Índice:
Introdução significado da sigla
Definição do tema
Desenvolvimento
Objetivos
Causas e consequências vantagens e desvantagens
Data de criação
Bibliografia
conclusão
Países membros
Introdução
Cabe-nos antemão pronunciar que a elaboração do presente não se constitui tarefa fácil, de modo que não queremos com ela esgotar o tema, pois tal não seria possível. Pretende ser apenas um contributo para a abordagem do "NAFTA", objetivando proporcionar um minúsculo documento que a priori pensamos virá ser útil para o nosso melhor entendimento.
Este trabalho foi proposto pela professora de D.E.S onde véu caracterizar o "NAFTA" e vamos falar um pouco sobre ele, debruçando sobre os seus objetivos , causas, consequências, conhecer os seus países membros a sua data de criação entre outros.
Este trabalho foi feito com muito esforço com varias pesquisas e com o objetivo de ter mais informações sobre a matéria a que pretendemos estudar e assim enquanto fazemos iremos informar. Significado da sigla
NAFTA-(Tratado Norte Americano de Livre Comercio)
Definição
O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA é um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos da América numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994.
Desenvolvimento
Em 1988, os EUA e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Econômica, formalizando o relacionamento comercial entre aqueles dois países. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos. O atual NAFTA entrou em vigor em 1994, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países, estando aberto a todos os países da América Central e do Sul.
As opiniões