Nado borboleta
Ambos os braços devem ser trazidos a frente simultaneamente sobre a agua e levados para trás juntos,simultânea e simetricamente.Todos os movimentos dos pés devem ser executados de maneira simultanea.Os movimentos simultaneamente oscilatorios das pernas e dos pés no plano vertial são permitidos.As pernas e os pés não precisam estar necessariamente no mesmo nivel mas deve haver qualquer movimento alternado entre eles. POSIÇÃO DO CORPO
Ao mesmo tempo em que o movimento de braço é executado ,as pernas estão unidas movendo se vigorosamente para baixo a fim de executar a fase propulsora principal da pernada.O resultado desta ação é que os quadris do nadador são também elevados.Durante todo o ciclo completo da braçada/pernada,os quadris e os ombros tendem a flutuar em relação a superficie da agua.
Durante o movimento de recuperação os braços ,mãos e ombros devem estar completamente ora da superficie da agua antes da reentrada que se da num ponto a frente dos ombros.Durante o movimento a frente os ombros e as costas do nadador devem ser visiveis durante a recuperação e os braços devem ser vistos se elevando claremente acima da agua ,com os cotovelos atos.
CABEÇA-Permanece neutra(isto é na mesma do tronco)e só faz uma pequea extensão para a inpiração.
TRONCO-O corpo descreve movimentos ondulantes devido aos movimentos de pernas para trás e para baixo do tronco para frente e para baixo.Nesse momento o quadril aflora a superficie da agua.
MOVIMENTO DAS PERNAS(ONDULANTE)-Ambas as pernas se movem simultaneamente no plano vertical,sendo a potencia enfatizada na batida para baixo.
O ritmo do nado é tal que há duas pernadas(onde a primeira é de mais intensidade e a outra com pouca itensidade)para cada ciclo de movimento de braço.A batida para baixo que ocorre no final da puxada dos braços contribui para o impulso a frente dos braços do nadador.A próxima pernada acontece durante a fase da pegada depois o nadador ter