Nado Borboleta
Iniciação:
O entusiasmo na prática da natação: sentir-se dentro da água como um peixe e não somente sentir, mas nadar. O mais interessante estilo desportivo da natação é o borboleta. Os braços realizam movimentos simultâneos, e simetricamente os dois braços executam a braçada para baixo - para trás e passam em cima da água, pelos lados, para frente. As pernas unidas executam movimentos de cima para baixo e de baixo para cima, imitando a movimentação da barbatana caudal do golfinho. Daí a denominação de golfinho para o nado borboleta Os nadadores, no início, até imitaram o golfinho, após cada movimento dos braços em cima da água mergulhavam profundamente e executavam dentro da água alguns movimentos ondulatórios. Depois, convenceu-se que para este tipo de mergulho gastava-se muita energia e tempo e por isso começaram a nadar na superfície da água, com movimentos contínuos dos braços.
O nadador desloca-se mais rápido quando executa movimentos contínuos das pernas. Neste caso, para o movimento dos braços (braçadas e deslocamento dos braços por cima da água) executam-se dois batimentos das pernas. O nado borboleta passou a usar também o golfinho de dois batimentos. E possível executar somente um batimento com pernas, porém o deslocamento será menor. Mesmo assim apresenta uma vantagem: a utilização de uma pernada exige menos força e torna mais fácil o aprendizado do nado.
Biomecânica Especificada do Nado
Atuação da biomecânica nos músculos dos membros superiores no nado de borboleta. Por não haver rolamento do corpo, os adutores dos ombros não são solicitados intensamente. Do contrário, os braços agem da mesma forma que no nado de crawl. Isso significa que os músculos das costas que controlam o movimento da escápula, Romboide Maior e Menor e Elevadores da Escápula, agem em uníssono em ambos os lados do tronco. O trapézio também age de maneira “completa”, não unilateralmente. Os ossos da