Na2CO3 vs HCL
RELATÓRIO 1: DETERMINAÇÃO DE SADA CAUSTICA NA AMOSTRA DE SALMOURA
1. OBJETIVOS
O objetivo é a padronização do HCl com Na2CO3 para que seja analisado a amostra de salmoura contendo NaOH pelo procedimento a ser realizado através da análise por titulação.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Princípicos da análise titrimética, volumética de neutralização, padrões pimários e secundários.
2.2 Indicadores de ácido base...
2.3 Princípios da titulação potenciométrica
3. MATERIAIS E MÉTODOS (INGRID)
3.1 Repadronização do HCL diluído ( aquele utilizado para analizar a amostra de Salmoura) (INGRID)
Na2CO3 + Água destilada.
Método:
Pesou-se 0,160g de carbonato de sódio (Na2CO3) no Erlenmeyer, dissolveu-se o Na2CO3 com 100 mL de água destilada e homogeneizou a solução e adicionou-se 5 gotas do indicador fenolftaleína no erlenmeyer e notou-se que a solução de carbonato com fenolftaleína ficou rosa pink. Em uma bureta adiciono de 50,00 mL de HCl. Inicou-se a titulação gotejando HCl da bureta aos poucos no erlenmeyer movimentando-o circularmente e notou-se uma mudança de tonalidade rosa Pink para rosa claro tendo o seu ponto de viragem conforma demonstrou-se a tonalidade alterando-se de rosa claro para incolor. Obteve-se o valor gasto conforme se demonstrava a bureta 33,40mL. Repetiu-se o procedimento, e notou-se que o volume gasto de 33,00 mL.
3.2 Determinação de NAOH na amostra de Salmoura (INGRID) Na2CO3 + Água destilada.
Método:
Em um balão volumétrico de 500,00 mL pipetou-se 25,00 mL de HCl, diluindo-o 20 vezes. Foi colocado 25,00 mL de salmoura no erlenmeyer, adicionou-se 5 gotas do indicador fenolftaleína no erlenmeyer e notou-se a que a solução ficou rosa pink. O ácido clorídrico diluído 20 vezes foi adicionado em uma bureta. Adicionou-se o HCl da bureta aos poucos no erlenmeyer e notou-se a mudança da cor rosa pink para incolor após a titulação quando o volume gasto apresentou-se 36,50 mL. Repetiu-se o procedimento tendo-se