Atividade Extra 1
Objetivos
Classificar soluções aquosas como: ácida, neutra ou alcalina, utilizando indicadores apropriados;
Compreender os conceitos de ácido, base e sal segundo a teoria de Arrhenius;
Compreender os conceitos de hidrólise de cátions e ânions;
Conhecer o conceito de pH e determiná-lo em soluções aquosas a partir de indicadores universais; Acompanhar a variação de pH durante uma reação de neutralização entre um ácido e uma base fortes. Introdução
A água é uma substância molecular que apresenta alta resistividade, conduzindo muito mal a eletricidade. Entretanto, se analisarmos uma amostra de água pura, encontraremos uma pequena quantidade de íons. Esses íons são provenientes da reação de ionização da água, que ocorre em pequena extensão conhecida como equilíbrio Iônico da água, autoprotólise ou autoionização:
2 H2O(l)
H2O(l)
H3O+(aq) + OH-(aq)
+
H
(aq)
ou, simplificadamente:
+ OH (aq)
Dados experimentais mostram que essa reação está em equilíbrio e este depende da temperatura. A 25oC, o produto iônico da água (Kw) ou constante de autoprotólise é igual a
1,0 x 10-14 (água “pura” a 25oC), ou seja, o produto da concentração, em mol.L-1, dos cátions H+ [H+] e dos ânions OH [OH] em água é 10-14.
Tal conclusão resulta da expressão para o equilíbrio iônico da água:
K'
[ H ][ OH ]
[ H 2O ]
de onde:
+
-
K’ . [H2O] = [H ] . [OH ]
Para uma temperatura constante, temos [H2O] = constante, logo:
Kw = [H+] . [OH-]
Em solução aquosa, as concentrações ([ ]) de íons H+ e OH- estão relacionadas pelo equilíbrio da autoprotólise; se uma concentração é aumentada, a outra deve decrescer para manter o Kw.
44
Em água pura, as concentrações de H+ e OH são idênticas e iguais a
10 mol/L. Isso significa que realmente uma fração muito pequena da água está ionizada e a pequena presença de íons em solução explica a baixa condutividade apresentada pela água pura.
-7