Na Poca N O Existia Democratiza O
Na época não existia democratização, o povo não participava da educação eles focavam na formação moral e física, para formar guerreiros em um ideal de direitos e deveres.A primeira e fundamental instituição Romana de educação é a família de tipo patriarcal.
Um menino declama um dever de retórica diante de seu pai (não do mestre). Tanto os seus dois dedos da mão quanto sua postura corporal (inclusive a perna direita levemente inclinada para trás) compõe a eloquência ; o papiro na mão esquerda é o símbolo da sua cultura, de sua dignidade social.
Educador é o pai desempenha também as funções do senhor e de sacerdote.
Colaborava também a mãe (especialmente nos primeiros anos).
Com a nova civilização sentiu-se então a exigência de um novo sistema educativo, a instrução especialmente a literária.
As famílias de classes mais altas hospedavam em suas casas um mestre geralmente grego pedagogus ou literatus.
Para as famílias de classe baixa vão-se aos poucos constituindo escolas de instituições
Privadas sem ingerência alguma do estado.
Essas escolas são de dois graus: elementares a escola do literator e a escola do grammaticus.
Um terceiro grau será em fim constituído mediante as escolas de retórica.
Declínio da educação romana.
O fato de a educação romana ter passado a se limitar a classe mais elevada colaborava para sua decadência. A educação ministrada pela igreja cristã veio,gradualmente,substituir a decadente educação romana
Educadores romanos.
Marco túlio Cícero:Foi ele que apresentou aos Romanos as escolas da filosofia grega e criou um vocabulário filosófico em latim, e distinguindo como um linguista,tradutor,e filósofo.
Lucio Annaeus Sêneca:Foi um grande escritor nascido em Córdoba província Romana da hispania em 4 a.C faleceu na cidade de Roma em 65 d.C foi representante do estoicismo.(Sistema filosófico que cujo fundador foi Zenão de Cicio). Principais obras:Consolação a Maria,Consolação polibio e Dialogo de Clemencia.
Marco