Economia
1) Após compreensão do conceito de “curva de possibilidade de produção”, como você percebe a posição (escolhas) brasileiras em relação a nossos recursos escassos?
RESPOSTA: Incertezas, e estamos em momento de que precisamos sacrificar uma coisa por outra. Temos que decidir como gastar nosso tempo, como usar nossas terras, como dividir população entre atividades civis e militares, etc. e principalmente em decidir que produtos comprar.
Exemplo: com as férias coletivas das montadoras de automóveis, houve queda de produção direta nas empresas que fabricam peças para automóveis, pois os pátios ficaram com estoques com a queda nas vendas.
Por consequência, a empresa que fabrica peças de freio de mão, que estava com 60 funcionários (com a queda na fabricação de automóveis), a procura por peças diminuiu, tendo como solução imediata a redução do quadro de funcionários em 50%, pois o faturamento caiu 35% e os tributos aumentaram.
Com essa situação, tanto o fabricante das peças quanto o funcionário demitido terá que, com certeza, a partir desse momento sacrificar uma coisa por outra até o cenário econômico mudar.
RESUMO:
Não tenho produção
Não tenho faturamento
Não tenho como manter funcionário
1º) entender o que significa as palavras chaves:
Curva de Possibilidade de Produção (CPP): Uma das primeiras coisas que aprendemos em economia é a Curva de Possibilidades de Produção (CPP), ela indica a capacidade máxima de produção, ilustra a escassez de recursos limitada a capacidade produtiva de uma sociedade, empresa ou país.
Escassez de recursos: Na economia tudo está pautado na busca de produzir o máximo de bens e serviços com os recursos limitados disponíveis, pois, como já destacado não é possível à produção de uma quantidade infinita de cada bem capaz de satisfazer completamente aos desejos humanos. Uma vez que os nossos desejos materiais são virtualmente ilimitados e insaciáveis e os