Na china não é bem assim
Colégio Expovest Sala 16
Márcio Antônio G. Junior Raphael Fleury Marcus Antônio Priscila Mendes de Brito
Recursos Humanos
NA CHINA NÃO É BEM ASSIM
Questões para discussão
1. Será que a forma como eu decidia as coisas no Brasil me ajuda ou me atrapalha nessa decisão de aceitar a mudança para a nova fábrica?
2. Olhando a cultura chinesa, como vou conseguir construir uma cultura organizacional com os princípios que eu acredito e pratico na Embraco?
3. Quais são os fatores que impedem ou ajudam a minha aprendizagem e a da empresa sobre esse novo ambiente internacional que encontrarei na nova fábrica?
4. Vou precisar de gente nova do Brasil. Vão me perguntar quais habilidades eu quero do executivo para vir trabalhar aqui comigo. O que eu peço?
5. Será que na nova fábrica eu devo tentar controlar as pessoas ou o sistema de produção?
6. Será que na fábrica nova, cuidando só da evolução tecnológica e da operação, gestão do sistema, eu não corro o risco de perder o controle do empreendimento nessa Cultura tão diferente?
Respostas
1. Digo que faz é atrapalhar, pois, as atitudes de mudança na China terão de ser completamente diferentes, nada haver com as atitudes que teria de ter se fosse no Brasil, outra cultura novas decisões.
2. Primeira coisa é a paciência demandará de tempo, isso é o mais importante. Terá de ser utilizado tudo o que foi aprendido na fabrica velha. Colocando para os Chineses a visão da empresa, primeiramente os observando e depois explicando a eles de forma bem clara para um