N2 mkt
I. Durante alguns anos, entre final da década de 90 e o início dos anos 2000, o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, do empresário Sílvio Santos, apresentava-se ao mercado publicitário como “o líder absoluto da vice-liderança”. Num momento em que a Rede Record ganhava relevância no cenário televisivo nacional, essa forma de posicionamento mostrava que, se o SBT não tinha a audiência da TV Globo, pelo menos tinha um número de telespectadores maior do que a da emissora capitaneada pelo Bispo Edir Macedo.
II. Também nas décadas finais do século XX, a marca de biscoitos Tostines ficou famosa por uma campanha publicitária em que lançava mão de uma pergunta retórica para mostrar sua qualidade: usando a imagem de pessoas comendo biscoitos com satisfação e curiosidade, a campanha questionava se Tostines era fresquinho porque vendia mais ou se vendia mais porque era fresquinho. Com essa estratégia de posicionamento, a marca ganhou a mente do consumidor e – em consequência – aumentou sua participação no mercado brasileiro.
III. Mesmo com substitutos de qualidade no mercado, o Power Point, da Microsoft, continua sendo um dos principais softwares utilizados para a criação de apresentações. Inadequado para a produção de textos longos ou para o cálculo (embora permita que o consumidor escreva textos breves ou monte gráficos e planilhas em suas telas), ele tem uma função muito clara, útil e fácil de compreender: talvez daí resulte o seu sucesso nos mercados organizacional e acadêmico.
A leitura destas três situações mostra que o SBT, a Tostines e o Power Point adotam ou adotaram dimensões bastante objetivas para seus posicionamentos. Que dimensões são essas?
a.
Posicionamento por concorrente, por atributo e por uso/aplicação.
b.
Posicionamento por usuário, por benefício e por categoria de produto.
c.
Posicionamento por concorrente, por qualidade/preço e por atributo.
d.
Posicionamento por usuário, por atributo e por