Música
O famoso “pam pam pam pam”, talvez, seja o mais conhecido por representar, em código morse, o V de vitória. Em tempos passados, quando se ganhava uma batalha, reza a lenda que os guerreiros vencedores o cantavam como forma de comemoração.
O fato é que os movimentos seguintes, o 2º, 3º e 4º; são muito mais bonitos que o primeiro.
Beethoven, quando escreveu essa sinfonia, encontrava-se num momento difícil de sua vida. Passava por desilusões amorosas e a surdez se acentuava. Há quem diga que os reflexos desse contexto da vida dele estão presentes em todos os momentos dessa sinfonia.
No primeiro movimento, o “pam pam pam pam” representa as batidas do destino na porta de Beethoven. No segundo, há a predominância de uma melodia triste, abatida, porém, muito bonita e sentimental. Essa parte da obra reflete as desilusões pelas quais que o compositor passava e sofria.
Já nos movimentos finais, no terceiro e no quarto, há uma orquestração solene, grandiosa. Possivelmente, Beethoven quis representar a esperança de novos rumos que sua vida podia tomar.
Também existem pessoas crentes de que Beethoven quis representar nessa obra os quatro elementos da natureza: Terra, Fogo, Ar e Água.
Estudiosos da música erudita afirmam que a Quinta Sinfonia é, por si só, um resumo de tudo o que representa Beethoven. Tudo o que ele fez antes e depois dela estaria sintetizado nessa obra, com todos os aspectos “beethovianos” – sua força, tristeza e