música
A aprendizagem se relaciona a aspectos emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Para que um indivíduo aprenda, é preciso estar motivado e livre de conflitos emocionais. É necessário que haja certa tensão para que haja aprendizado. O professor vai procurar saber o que o aluno já conhece e, a partir disto, fará perguntas ou trabalhará com atividades com novos assuntos para que o aluno “se desestabilize” e busque respostas para satisfazer seus motivos e aprender o novo conteúdo.
A respeito do ensino de idiomas, temos dois sistemas de conhecimento interno da língua: além da aprendizagem, a aquisição. A aprendizagem é aquilo que é aprendido nas escolas e diz respeito à gramatica e regras, já a aquisição está ligada a comunicação e é um processo semelhante à assimilação da língua materna pelas crianças.
Estudos mostram que crianças adquirem uma nova língua enquanto os adultos aprendem. Portanto, é importante que em sala de aula, o professor aborde temas do dia-a-dia e elabore atividades que permitam a conversação e pratica oral. A música ajuda nessa prática e, além disso, o aluno treina a parte auditiva e começa a perceber diferentes modos de pronúncia e vai se adaptando a língua.
Além disso, segundo Krashen, alunos com alta motivação, autoconfiança e baixa ansiedade se saem melhor na aquisição de uma segunda língua. E a música ajuda muito, pois desde que o professor escolha músicas atuais e de acordo com a idade e gostos da turma, ela trará todos esses itens e assim permitirá a aquisição da língua.
4. COMO UTILIZAR A MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
A música é uma linguagem universal. Não há quem não goste de música. Para as crianças, a música ajuda em seu desenvolvimento, para os jovens, a música o ajuda a se descobrir e se identificar a grupos sociais, na fase adulta a música oferece bem-estar e permite socialização.
O professor que deseja utilizar a música em sala de aula deve primeiro observar a faixa etária de seus