Música
Etec Cel Fernando Febiliano da Costa
Música
MÚSICA o QUE É MÚSICA? A origem da palavra ‘música’ vem do grego “mousikê”, que significa “arte das musas”. Sua definição é muito contestada devido às suas fortes conotações e seu uso além do assunto em si. Pode ser considerada, por exemplo, uma forma de arte da expressão pela combinação de sons e silêncio. É uma rica forma que o ser humano criou de expressar suas emoções, inspirar e conquistar, através da manipulação de diversos sons e do silêncio. Na antiguidade, a música era utilizada com a finalidade de reverenciar Deus, sendo classificada como Divina (religiosa). Com o tempo a primeira arte saiu do âmbito sagrado, alcançou as massas, o lucro e a fama, sendo chamada de profana ou pagã. A música influencia comportamentos, épocas e atitudes. Os roqueiros e punks são exemplos de tribos urbanas ‘rotuladas’ através do seu estilo musical preferido.
Música na saúde
Para além do fascínio que a música exerce sobre a grande maioria das pessoas, há muito tempo que se sabe que ela tem o poder de interferir com mecanismos cerebrais, estimulando determinados circuitos da massa cinzenta, funcionando como uma terapia. Segundo especialistas, a música pode ajudar no tratamento da dor quando se recupera de uma cirurgia, na reabilitação de indivíduos que sofreram um AVC (derrame) e ficaram com sequelas, e em situações de dores crônicas.
Um grupo de cientistas finlandeses da área da neurologia, descobriu recentemente que a música estimula o sistema nervoso, ativando várias regiões do cérebro em simultâneo, o que nas pessoas em que essas zonas se encontram danificadas por um derrame, acelera o processo de recuperação. Por outro lado, ajuda a prevenir a depressão, tão frequente nestes pacientes. instrumentos músicais
Um instrumento musical é um objeto construído com o propósito de produzir