Música e o ensino de quimica
RESUMO
A utilização da música no Ensino da Química pode ser uma importante alternativa para estreitar o diálogo entre saberes cotidianos e conhecimento científico, visto que pode trazer temáticas com grande potencial de problematização. Desenvolvemos um projeto que consiste na exploração desse recurso com professores e alunos, por meio de minicursos realizados em eventos de Química e Ensino de Química. Os resultados mostraram-se significativos, uma vez que os professores e alunos envolvidos no processo manifestaram interesse e, sobretudo, destacaram o poder de reflexão que o contexto da música pode oferecer no processo de interpretação da realidade química.
PALAVRAS-CHAVE: Música. Ensino de Química. Contextualização.2
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, uma pequena incursão pela mídia permite que identifiquemos alguns temas que podem estar direta ou indiretamente relacionados à Química, como: aquecimento global, poluição atmosférica, contaminação de rios por resíduos industriais, derramamento e petróleo ou óleo nos mares e fabricação de armas nucleares. Boa parcela dos temas insere a Química como vilã e a considera uma das grandes responsáveis por alguns dos males da humanidade e do meio ambiente. No entanto, são pouco discutidas outras questões que norteiam temáticas, como: consumismo exacerbado, exploração cega dos recursos naturais, questões políticas e econômicas e a opção por determinado modelo de desenvolvimento econômico em detrimento de outro.
Como visto, não faltam assuntos para serem abordados no âmbito da sala de aula, sejam para discutir com os alunos o papel da ciência na atual sociedade ou para desmistificar alguns temas que são tratados somente na superficialidade e sob o interesse de uma determinada classe social.
Defendemos que o conhecimento químico pode ser construído pelas crianças e pelos jovens de tal forma que eles compreendam questões relevantes e outras tangíveis ao