Música nas Aulas de História
Recanto das Emas - DF
2014
JUSTIFICATIVA:
Por ser a música uma linguagem universal sendo um elemento presente desde a pré-história, a música pode e deve ser usada em sala de aula, pois tem o papel de facilitadora na comunicação com o outro e com o conteúdo. Nas aulas de história, especialmente, a música facilita o ensino da história, visto que os compositores tendem se preocupar em retratar o cotidiano da época em que viveram ou fatos históricos. Assim a música cria uma empatia entre alunos e professor e forma um referencial de memória para os alunos, facilitando, assim, sua relação com o conteúdo. Dessa forma, a música se transforma em uma ferramenta de aprendizado. Além do que segundo a LDB em seu artigo 26 diz que: A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de Artes.
OBJETIVO GERAL:
Vivenciar a importância da música na sociedade, enfatizando as suas relações com a politica, cultura, ideologia social e até economia ao longo do tempo , através de apreciação e reflexão sobre as músicas apresentadas, estimulando debates sobre a contextualização das letras, as realidades históricas abordadas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Conceituar música e explicar a sua importância;
Contextualizar as músicas a serem trabalhadas;
Sensibilizar o aluno para a sua integração á vários tipos de gêneros musicais;
Prover a interação social entre os alunos e professores.
METODOLOGIA:
Utilizar nas aulas variados gêneros musicais de épocas variadas e através dessas aflorar a curiosidade dos alunos indagando-os a respeito da história (contexto histórico) existente em cada música, abrindo a aula com a musica ou a ligando aos conteúdos já trabalhados.
CRONOGRAMA:
Cada três aulas para finalizar da cada bimestre (são quatro bimestres)
REFERÊNCIAS:
FERREIRA Martins. Como usar a música na sala de aula. São