Músculos do quadril
MÚSCULOS DO QUADRIL
Manoel Otero Vidigal
Sinop – MT 2014
Manoel Otero Vidigal
MÚSCULOS DO QUADRIL
Trabalho apresentado a prof. Ghiséle Ferreira da disciplina de Saúde do trabalhador como requisito de avaliação parcial.
Sinop – MT
2014
Músculos do Quadril
Os músculos do quadril são fundamentais tanto para a movimentação quanto para a estabilização e equilíbrio. Lippert compara o quadril com o ombro pois possui um grupo de músculos uniarticulares que fornecem a maior parte do controle e um grupo de músculos biarticulares que proporcionam maior amplitude de movimento. Porem esses músculos também podem ser divididos por sua localização e função como em flexores, extensores, adutores, abdutores e rotadores.
Kapandji destaca a fundamental importância dos músculos na estabilidade do quadril. Como exemplo temos os músculos suspensores do quadril, que devido sua foça funcionam como importante componente de coaptação, são também chamados de pelvitrocanterianos.
Kendall aborda a importância dos músculos do quadril na manutenção da postura. Os músculos abdominais tracionam-se para cima e os extensores do quadril para baixo, trabalhando em conjunto eles inclinam a pelve posteriormente; os músculos da região lombar e flexores do quadril trabalham em conjunto para inclinar a pelve anteriormente.
A localização dos músculos determina em grande parte a ação muscular. Nessa área são encontrados 16 músculos. Em sua maior parte sua maior parte são grande e fortes.
O Iliopsoas é comumente citado como se fosse um musculo único, mas na verdade compõe-se do ilíaco, do psoas maior e do psoas menor. Sua origem é na fossa ilíaca, nas faces anterior e lateral de T12 a L5 e se insere no trocânter menor do fêmur. É um potente flexor do quadril, por sua origem na coluna e sua grande força ele pode agravar problemas como lombalgias. O músculo Pectíneo tem sua origem no ramo superior do púbis e se insere na linda áspera do