DEFEITOS CRISTALINOS
Defeitos Cristalinos
ENTREGA EM DUPLAS, ENUNCIADO DIGITADO SEGUIDO DE RESOLUÇÃO, DATA DE ENTREGA: 21/04/2014
O que é um defeito cristalino?
Além da classificação em relação às dimensões que ocupam, os defeitos podem ser categorizados como intrínsecos e extrínsecos explique por quê.
Descreva e ilustre os seguintes defeitos que podem aparecer em cristais iônicos:
Defeito de Schottky;
Defeito de Frenkel.
Por que os defeitos são importantes na determinação de algumas propriedades físicas e mecânicas? Cite alguns exemplos.
Descreva e ilustre as discordâncias em linha, cunha ou aresta e em hélice, espiral (ou parafuso).
Qual a influência das discordâncias nas propriedades mecânicas dos metais?
Descreva a estrutura de um limite de grão e diga por que são favoráveis para a nucleação e crescimento de precipitados.
Defina vetor de Burgers.
A presença de impurezas ou a adição de elementos de liga diminui o número de lacunas em um material metálico? Justifique sua resposta.
Porque a resistência mecânica não pode ser relacionada à energia de ligação química? Quais as propriedades físicas dos materiais que podem ser relacionadas à energia de ligação química?
Calcular a fração de lacunas (Nv/N) para o cobre na temperatura de 1084C e para 345 C. Assuma uma energia de ativação de 0,9 eV/átomo para as duas temperaturas. Aqui devemos usar abaixo:
NV=N∙exp-QVK∙Tonde N é o número de átomos, T é a temperatura absoluta (K), k é a constante de Boltzmann (1,38x10-23J/átomoK ou 8,62x10-5 eV/átomoK). Interprete este valor através de uma análise crítica.
Calcular a o número de lacunas Nv por metro cúbico para o ferro a 850C. A energia de ativação para formação de lacunas é de 1,08 eV/átomo. Os dados de massa atômica e densidade do Ferro puro podem ser encontrados no apêndice do Callister (pesquise).
Calcular a energia de ativação para formação de vacâncias no alumínio sendo que no equilíbrio a o número de vacâncias é a 500°C é