cinesio completo
A cintura pélvica é formado pela união dos ossos, ílio, ísquio e púbis. Os ossos ilíacos direito e esquerdo articulam-se anteriormente um com um outro na sínfise púbica e posteriormente com o sacro por meio das articulações sacroiliacas. Ocorre uma leve movimentação nessas três articulações para atenuar as forças à medida que elas são transmitidas através da região pélvica, mas a pelve basicamente funciona como uma unidade em cadeia fechada.
A cintura pélvica apresenta quatro articulações; sacroiliaca, sínfise púbica e sacrococcígea.
Ligamentos que Estabilizam as articulações Sacrilíacas.
Primários
-Ligamento Sacrilíaco anterior
-Ligamento Sacrilíaco interósseo
-Ligamento Sacrilíaco Posteriores curtos e longos
Secundários
-Ligamento Sacrotuberal
-Ligamento Sacroespinhal
Alinhamento Pélvico
Para determinar o alinhamento pélvico normal na posição ereta podem-se adotar dois planos de referência: Vista lateralmente, uma linha vertical deve coincidir com a sínfise púbica e as espinhas ilíacas antero-superiores. Uma linha horizontal deve coincidir a espinha ilíaca antero-superior e a espinha ilíaca postero-superior.
Biomecânica da Pelve
A pelve é o elo de ligação entre a coluna e os membros inferiores. O movimento da pelve causa o movimento das articulações dos quadris e da coluna lombar. A musculatura do quadril causa o movimento pélvico por meio da ação reversa. Os músculos flexores do quadril causam uma inclinação pélvica anterior; os músculos extensores do quadril, uma inclinação pélvica posterior, e os músculos abdutores e adutores causam uma inclinação pélvica lateral. Os músculos rotadores causam a rotação pélvica. Para prevenir a movimentação pélvica excessiva quando o fêmur se move na articulação do quadril, a pelve precisa ser estabilizada pelos músculos abdominais, eretor da espinha, multifido e quadrado lombar.
Inclinação pélvica anterior (Anteroversão)
As espinhas ilíacas antero-superiores da pelve