fichamento antropologia
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ANNE CAROLINE DE JESUS OLIVEIRA
O SÉCULO DOS CIRURGIÕES.
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como pré-requisitos para obtenção da nota parcial da Disciplina Enfermagem nos cuidados integrais ao adulto e idoso no período Peri operatório no 9° período sob a orientação da professora Lucia Helena.
Paripiranga
2014
THORWALD, Jurgen. O Século dos cirurgiões: conforme documentos do meu avô, o cirurgião H. E.Hartmann. 1ª ed. São Paulo: Leopardo Editora, 2010.
CREDENCIAIS DO AUTOR Sua obra mais conhecida /famosa de não ficção é (provavelmente) O Século dos Cirurgiões, publicada pela primeira vez na língua alemã em 1956. Por causa de uma outra obra intitulada a demissão/exoneração/destituição (die Em tlassung), uma biografia controversa do cirurgião alemão Ferdinand Sauerbruch, no qual ele disse que Sauerbruch continuou praticando cirurgia apesar de sofrer (de) uma esclerose cerebral, Thorwald foi acusado pelos herdeiros de Sauerbruch, mas ganhou/venceu o processo iniciado contra ele. Thorwald ganhou o prêmio Edgar Allan Poe por suas obras de ficção.
RESUMO DA OBRA
É um livro que permite refletir sobre as grandes dificuldades enfrentadas pelos pioneiros da
Cirurgia tanto no campo técnico-científico quanto humanístico da medicina. O autor relata nesta obra, histórias e relatos, vivenciados por Henrique Estevão, seu avô ao qual tinha grande orgulho e admiração. A partir das histórias descritas no livro, é mostrado todo processo de surgimento da anestesia e sua contribuição para o progresso das cirurgias. Conta também a história do cirurgião MCDOWELL, um dos cirurgiões que Thorwald admirava muito e que o ajudou a se transformar em um cirurgião também, relatando sobre as experiências desse grande médico, e tomando-as como inspiração, apreciando ainda mais a profissão escolhida por ele, o desejo de ser médico cirurgião. Em um episódio Thorwald conta a luta de