Músculo - gemeos
O sistema muscular é um conjunto de músculos que permite ao ser humano mover-se, tanto externa como internamente. Os músculos inserem-se nos ossos e noutros tecidos conjuntivos através dos tendões. Os seus pontos de inserção são a origem e a terminação, e a maior porção entre a origem e a terminação é denominado de corpo ou ventre. A maior parte dos músculos funciona como um grupo que desempenha movimentos específicos. O músculo que promove a contracção designa-se por agonista, por outro lado os músculos que estão em oposição a este são os antagonistas. Este sistema é composto por aproximadamente218 músculos (Pina,), que têm como características funcionais fundamentais a contractibildade, a excitabilidade, a extensibilidade e a elasticidade.
Fig.1 e 2 – Fibras Musculares (PowerPoint da professora Cláudia Quaresma e http://nevespedro.blogspot.pt/)
O osso liga-se ao músculo através do tendão. O músculo é composto por feixes musculares e, cada um deles rodeado por os perimísios, os feixes são compostos por um conjunto de fibras e estas são rodeadas pelo endomísio. Cada fibra muscular contém diversas miofibrilhas, dentro das miofiblilhas ocorrem os padrões em banda nos sarcómeros na miofibrilha e estes são compostos por miofilamentos de actina e miosina. (Seeley,2003)
PROPRIEDADES DOS MÚSCULOS O músculo tem quatro propriedades funcionais fundamentais, sendo estas a contractilidade, a extensibilidade, a excitabilidade e a elasticidade.
• Contractilidade é a capacidade que o músculo possui para se contrair ou encolher forçadamente movendo assim as estruturas as quais está ligado.
• Excitabilidade é a capacidade que o músculo possui para responder a um determinado estímulo, proveniente, no caso dos músculos esqueléticos, dos nervos. Por outro lado o músculo cardíaco pode contrair-se como consequência de um estímulo exterior, no entanto responde também á estimulação feita pelas hormonas e os nervos.
• Extensibilidade é