Marca da empresa
A marca de uma organização está associada à forma distinta como opera sua cadeia de valor, considerando o jeito de ser e de fazer. São seus sistemas, procedimentos, valores, serviços, hábitos, etc. É a persona que, espera-se, tenha sido estrategicamente construída, pois deverá refletir sua credibilidade.
A marca de uma empresa não é a mesma coisa que sua imagem. O conceito de imagem foi usado durante muitos anos pelo marketing como sinônimo da reputação da empresa no mercado, e ainda hoje este fator é muito importante para qualquer corporação. Marca engloba, além da imagem e da logomarca, principalmente o potencial futuro de sucesso daquela empresa, todos os atributos intangíveis ligados a ela que dão alguma pista sobre sua integridade. Sua capacidade de reinventar-se permanentemente e atrair pessoas ou organizações que se identifiquem com sua visão de mundo e sua maneira de fazer as coisas, desta forma construindo o maior e verdadeiro patrimônio de uma empresa: a lealdade. É esta que assegura a capacidade de gerar recompra. No setor industrial isto pode ser potencialmente constatado, uma vez que montar uma carteira de fornecedores e parceiros confiáveis leva tempo. É mais fácil um fornecedor já existente, cadastrado e testado desenvolver alguma melhoria em peça existente, ou mesmo criar uma nova peça, sob demanda, do que simplesmente buscar novo parceiro.
Pela relevância estratégica, cabe deter-se na comunicação, a ponte para a participação, gerando transformações da e na cultura organizacional: além de seu principal objetivo ser a construção de uma marca forte, contribui ainda para integrar e motivar as pessoas, convergindo para gerar vendas e um ambiente organizacional comprometido. A comunicação integrada congrega onze ferramentas disponíveis com as quais o departamento responsável poderá trabalhar, seja pela ótica institucional ou mercadológica, a serviço da construção de uma imagem de marca positiva O quadro acima mostra todas