Numero indice
Os números-índices podem ser definidos, em um importante instrumento de medidas estatísticas, frequentemente, usados para comparar variáveis econômicas relacionadas entre si, para obter uma análise das mudanças ocorridas ao longo do tempo ou em diferentes lugares. Eles estão sempre presentes no nosso dia-a-dia como preço de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, na inflação e etc. Visamos informar e esclarecer a importância que esse representa no dia-a-dia das pessoas e onde são implantados. Destacam-se os números-índices de Índice de Laspeyres, Paasche e Fisher, os quais são os mais utilizados.
2. OBJETIVO * Mostrar a importância dos números índices com intento de aprofundar o conhecimento abordado pela literatura da área.
3. DESENVOLVIMENTO Os Números-índices permitem-nos fazer comparações binárias dos valores tomados por uma mesma variável em épocas diferentes ou em regiões diferentes. O índice representa o nível do fenômeno em relação ao nível que ele tinha no período ou região base. De uma forma geral, pode-se dizer que o número-índice é um número “puro”: não possui unidade de medida.
Isso significa que ele não é expresso em unidade monetária, nem em percentual.
Os principais índices financeiros brasileiros são: Balança Comercial, BTNF, Caderneta de Poupança, Dólar, Euro, Risco País, FGTS, ICV, IGP-DI, IGP-M, INCC-DI, INPC, IPC-DI, IPCA, Salário Mínimo, Taxa Selic, TJLP, TR, entre outros.
Há três classificações de números-índices administrativos e econômicos: índice de preço, quantidade e valor. Cada número-índice de uma série de números costuma vir expresso em termos percentuais, os mais empregados medem, em geral, variações ao longo do tempo. A utilização do número-índice é muito importante e possibilita a simplificação dos cálculos. Assim, a compreensão de como se calculam as suas variações percentuais torna-se fundamental para as análises em geral. Dividem-se em números-índices simples,