Módulos de física
Trabalho de Física
Resumo de Módulos
Georgia Nogueira
3º EM
São Paulo - 2011
Propriedades magnéticas da matéria
Eletromagnetismo
Muito tempo antes de Einstein, os povos da antiguidade, como chineses, egípcios e gregos, já tinham conhecimento das curiosas propriedades de certos materiais da natureza que exerciam força a distância. Observou-se, por exemplo, que algumas pedras, que ficaram conhecidas como magnetitas, atraíam espontaneamente pequenos pedaços de ferro e outros metais. Hoje sabemos que essas pedras, denominadas imãs naturais, são formadas de óxido de ferro.
No século XIX, Christian Oersted descobriu a relação entre eletricidade e magnetismo. Constatou que para certas posições específicas, a agulha da bússola sofria deflexão ao se aproximar dela um fio condutor no qual estivesse fluindo uma correndo elétrica. Dependendo do sentido da corrente, o sentido da deflexão mudava. Após anos de pesquisas, publicou seus resultados, gerando o que hoje conhecemos como eletromagnetismo.
Propriedades magnéticas
Imãs naturais são encontrados em sua forma bruta na natureza como minérios de ferro. O imã tem sempre dois pólos: pólo norte e pólo sul. As linhas de campo magnético, dentro dele, tem sentido sul-norte. Fora dele, as linhas de campo tem sentido oposto: norte-sul. Como os pólos do imã são inseparáveis, as linhas são sempre curvas fechadas.
A ponta da agulha da bússola, que aponta para o norte geográfico, recebe o nome correspondente de pólo norte, e a que aponta para o sul geográfico recebe o nome de pólo sul. Pólos de mesmo nome se repelem, e pólos de nomes diferentes se atraem.
Inseparabilidade
Os dois pólos de um imã são inseparáveis, pois as propriedades macroscópicas do magneto originam-se das propriedades microscópicas de seus constituintes. Os átomos ou moléculas que compõem o magneto se orientam numa mesma direção e sentido, criando o que denominamos domínios magnéticos. Um imã serrado ou partido