Pluralidade cultural
Pluralidade Cultural: A temática diz respeito ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional.
A temática Pluralidade Cultural busca apontar transformações necessárias oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferentes etnias culturas não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-lo como expressão da diversidade. Conhecer e respeitar o modo de vida dos outros diferentes grupos, em diversos tempo e espaços, em suas manifestações culturais econômicas, políticas, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidades, conflitos e contradições.
A Diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são étnicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo.
De acordo com os PCNs, trabalhar com a pluralidade cultural na escola é promover meios de inclusão das diferenças na sociedade. Uma educação voltada para a cidadania deve promover um trabalho de reconhecimento, respeito e valorização da diversidade cultural ,de superação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
A escola tem papel essencial no combate ao preconceito é a discriminação petinico-social, pois participa diretamente do processo de formação dos indivíduos, acrescentando-lhes valores para o bom exercício da cidadania.
Multiculturalismo: (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivial mente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”.
O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo, porém alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista.
O multiculturalismo implica em reivindicações e conquistas das chamadas minorias (negros, índios, mulheres,