Educaçao
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
Colisões
Alunos:
Recife, 2013
Sumário
Resumo Objetivo Material Utilizado
Desenvolvimento
Resultados e discussões
Referências Bibliográficas
Resumo
O Presente relatório tem como objetivo demonstrar as características das colisões tendo como base uma experiência realizada no Laboratório de Física Geral e Experimental da UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco sobre a orientação do Profº Wictor Magno. Analisaremos através dos experimentos a energia mecânica do sistema a fim de verificar se conservam após a colisão.
O texto em seu desenvolvimento foi dividido em tópicos visando proporcionar maior clareza e organização.
Objetivo do experimento
Observar a colisão entre dois corpos e verificar a conservação de energia e do momento linear em uma colisão elástica.
Materiais Utilizados
* Trilho de ar; * Dois corpos de massas variáveis; * Barreira de luz (photogate); * Cronômetro digital; * Balança.
Desenvolvimento
Denomina-se colisão como uma interação entre dois ou mais corpos, com troca de quantidade de movimento e energia. Podemos citar o choque entre bolas de bilhar, o movimento das bolas se altera após a colisão, elas mudam a direção, o sentido e a intensidade de suas velocidades.
observa-se o comportamento dos corpos após a colisão. Para que isto aconteça são usadas as leis de conservação de energia cinética e momento linear, conforme o tipo de colisão.
Figura 1: Representação de uma colisão.
Tipos de colisão:
Colisão elástica
Uma colisão elástica é um tipo especial de colisão em que a energia cinética de um sistema de corpos que colidem é conservada. Para uma colisão unidimensional na qual o corpo 2 e o alvo e o corpo 1 e é o projétil, a conservação de energia cinética e a conservação do momento linear levam as seguintes expressões para as velocidades imediatamente após a colisão: