Módulo I - Aula 2
Dados X informação X conhecimento
Vamos iniciar o conteúdo compreendendo os conceitos de dados, informação e conhecimento.
Em Sistemas de Informação (SI) esses termos podem ser facilmente confundidos.
Segundo Davenport & Prusak (1998), dados são "um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos".
Podemos definir dados como elementos que podem ser textos, imagens, símbolos ou registros sem muitos significados, ou seja, pode ser considerado a matéria-prima da informação, aquilo que, depois de tratado, se transformará em informação e depois em conhecimento.
Davenport & Prusak (1998) descrevem informação como sendo uma mensagem, geralmente na forma de um documento ou uma comunicação. Como toda mensagem, ela tem um emissor e um receptor.
Podemos considerar, então, informação como sendo dados organizados que produzem inferências lógicas. Vamos apresentar uma analogia para exemplificar. Imagine a seguinte situação: alguém vai lhe vender um computador e informa que a capacidade de armazenamento dele é 40gigabytes. Isso é uma informação ou um dado? O que você acha?
Bem, isso depende. Depende do receptor, porque se a palavra gigabyte fizer sentido para a pessoa que estiver ouvindo, então isso é uma informação. Caso contrário, isso apenas é um dado, por não ter significado algum para o receptor.
As organizações precisam ser competitivas, por isso, elas devem utilizar todo o potencial de seus Sistemas de Informação. Para tal, a Tecnologia da Informação dá o suporte necessário para seu processamento e para responderem às transformações do ambiente empresarial. Esse cenário realça a importância da informação, uma vez que ela é a base do conhecimento organizacional.
E o conhecimento?
O conhecimento por sua vez representa a aplicação e o uso produtivo da informação coletada e trabalhada pelas Tecnologias da Informação. Por este motivo, a informação é indispensável para os sistemas de gestão