Mídias e Esporte
Temas polêmicos
Racismo
Existem pesquisas e estudos científicos na área, mas existe muita suposição baseada nas condições sócio-econômicas da comunidade. É fato que a raça negra tem estrutura esquelética mais densa do que a raça branca. Ainda se relaciona o fato de gordura corporal, o que dificultaria o negro de boiar. Entretanto, esse fator não é comprovado cientificamente. O fator que tem deixado os negros de fora da Natação são as dificuldades sócio-econômicas que mantém a raça longe das piscinas. A Natação é reconhecidamente um esporte branco e que requer uma participação econômica que restringe não só pretos, mas brancos ou qualquer outra raça sem poder aquisitivo.
Fora o problema econômico, existe ainda o problema social que, embora não pareça ser efetivo é bastante grande. Nos Estados Unidos, onde milhões de negros fazem parte da classe média ou alta, não existe o fator atrativo para a raça neste esporte. Negros se identificam mais com outras modalidades como Futebol americano, Basquete e Atletismo. Sempre existem as exceções e, mesmo raras, encontramos diversas atuações de destaque.
Uma tese apresentada pelo professor paulista Afonso Carlos Lima dos Santos que traz um estudo comparativo do desempenho de performance entre os atletas brancos e “afro-brasileiros”. O resultado não indica diferenças significativas na pesquisa. Embora o próprio estudo destaque os resultados de estudos anteriores que indicam uma maior densidade máxima óssea dos negros em relação aos brancos. Um menor percentual de gordura no tecido adipócito também é citado no estudo como outra desvantagem do representante negro em relação ao branco na performance aquática.