ciencia
AS INTERAÇÕES ENTRE SOLO, PLANTA E ANIMAL NO ECOSSISTEMA
PASTORIL
(The interactions between soil, plant and animal in the grassland ecosystem)
Nailson Lima SANTOS1, Victor Costa e SILVA1, Paulo Eduardo Silva MARTINS2,
Fernando de Oliveira ALARI1, Leandro GALZERANO1, Natasha Gandolfi MICELI3
1. Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, FCAV/UNESP, Jaboticabal-SP, Brasil; 2. Programa de PósGraduação em Ciência do Solo, FCAV/UNESP, Jaboticabal-SP, Brasil; 3. Curso de Medicina Veterinária, FCAV/
UNESP, Jaboticabal-SP, Brasil.
RESUMO
A produção animal em pastagens no Brasil tem passado por transformações conceituais e mudanças significativas de paradigmas nos últimos anos. O manejo adequado da pastagem envolve a sustentabilidade da mesma e o balanço de nutrientes para suficiente produção de matéria seca, sendo que essa matéria seca será utilizada na alimentação dos animais. Os elementos químicos presentes no sistema solo- planta- animal desempenham funções vitais para o normal funcionamento desse sistema. As plantas e o solo são interdependentes, portanto deve haver um bom equilíbrio entre o que eles fornecem e o que recebem. Os elementos nutritivos do solo são absorvidos pelas plantas, sendo depois restituídos ao solo, sob a forma de resíduos de planta, para aí serem reciclados.
Durante o pastejo, os animais caminham e esta ação influencia os fluxos de nutrientes. As forrageiras são eficientes na incorporação de nutrientes disponíveis nessa biomassa. O conhecimento das relações vigentes na interface planta-animal torna-se de suma importância, uma vez que, conhecidas as variáveis determinantes da otimização do uso da pastagem, se possa criar ambientes através do manejo que não venham a limitar o animal no emprego de suas estratégias de pastejo. Portanto, o estudo da relação solo:planta:animal é o caminho para a construção de ambientes pastoris ecologicamente sustentáveis e favoráveis ao forrageamento.