Mídias virtuais
UFRJ – Licenciatura em Química
Instrumentação para Química do Cotidiano I
Avaliação dos objetos virtuais de aprendizagem
Lilian Cabral de Freitas
Matrícula: 20092107047
1º Semestre / 2012 1. Introdução
Solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substancias, podendo ser classificadas quanto ao seu estado físico (sólidos, líquidos e gasosas), quanto a condutividade elétrica (eletrolítica ou iônica e não-eletrolítica e molecular) e quanto a sua proporção de soluto/solvente (diluída, concentrada, não saturada, saturada e supersaturada). Com isso conseguimos englobar uma série de assuntos de nosso cotidiano envolvidos neste tema.
As mídias virtuais vem conquistando espaço frente a sociedade quando o assunto é educação. Existem alguns sites muito bem feitos, onde o aluno é capaz de obter um excelente conteúdo sobre determinado tema e sem o auxílio do professor.
Um outro exemplo de mídia virtual seria as aulas particulares de química via Skype, que a Tecnóloga em Processos Químicos, Olivia Cypreste Pereira, começou a implantar em novembro do ano passado, quando os filhos das amigas de sua mãe estavam precisando de aulas de química para reforçar o pré-vestibular; porém estes moravam no interior de Goiás, impossibilitando as aulas presenciais. Quando uma destas mães sugeriu a utilização do Skype como meio de comunicação para as aulas.
Começou com um aluno que tinha aulas com ela todos os dias (10 horas semanais), este primeiro, nunca havia tido aulas de química em todo seu ensino médio, tendo então que ensinar toda a vasta matéria de química desde o primeiro ano do ensino médio até o final do terceiro ano. Montou seu próprio material baseando-se na bibliografia do Ricardo Feltre, tendo com esta, sua primeira experiência, um sucesso.
E assim, desde novembro do ano passado até fevereiro deste ano passaram por ela quatro alunos com histórias bem sucedidas e aprovadas tanto da parte dela quanto da parte dos alunos e