Métodos e técnicas de pesquisa social
Este estudo tem a intenção de abordar a importância das pesquisas, considerando que, cada vez mais as pesquisas são exigidas no meio acadêmico e ainda, o fato de que muitos dos que atuam nesse meio acreditam ser esse trabalho o resultado de capacidade intelectual privilegiada, e também conhecer o que é, e como se pesquisa nas Ciências Sociais. Conhecer as técnicas e os recursos utilizados no desenvolvimento de uma pesquisa e conhecer e desenvolver um projeto de pesquisa em um dos campos de atuação do Serviço Social analisando quanto, na verdade, os trabalhos elaborados desde o início da vida acadêmica podem ser estruturados com alguns critérios metodológicos, mesmo que ainda não o sejam com todo o rigor científico.
DESENVOLVIMENTO
A avaliação de serviços também se caracteriza por lançar mão de teorias e metodologias diversas, sobretudo aquelas oriundas das Ciências Sociais. Contudo, a avaliação de serviços, em sua prática institucional, reitifica sua dimensão técnica e de operatividade de tal forma que, apesar de serem etapas fundamentais, obscurecem a discussão teórico-metodológica sobre o assunto.
Etimologicamente, ciência significa conhecimento, não há dúvida, porém, quanto à inadequação desta definição, considerando-se o atual estágio de desenvolvimento da ciência. Há conhecimentos que não pertencem à ciência, como o conhecimento vulgar, o religioso e, em certa acepção, o filosófico se possível, mediante reflexão, discriminar-se com razoável grau de precisão entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento. Assim, a ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível.
E racional porque se vale sobretudo da razão, e não de sensação ou impressões, para chegar a seus resultados. E verificável porque sempre possibilita demonstrar a veracidade das informações. Finalmente, é falível porque, ao contrário de outros