Métodos Sociológicos de Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber - Resumo
a) Como cada um dos autores define objeto e método sociológico?
b) Elabore um texto (de no mínimo uma lauda) no qual você irá apontar a/as contribuição/contribuições desses autores para a análise dos fenômenos educacionais na contemporaneidade.
Ao longo do século XIX a Sociologia definido seu objeto e método de estudo. Os chamados sociólogos clássicos foram caracterizados por iniciar o estudo da sociedade como uma ciência distinta das outras ciências sociais. Cada sociedade estudada por métodos científicos, mas, fornecendo um olhar diferente.
A maioria dos Estados-nação nascidas durante o positivismo do século XVIII e XIX tomado como referência, acreditando que a melhor maneira de "limpar" a sociedade foi através da aplicação de leis mecânicas extraídas das ciências exatas (matemática, química e natural especialmente).
Dada à situação da sociologia no início do século XIX alemão Karl Marx desenvolveu sua teoria do materialismo histórico, que começa com uma tentativa de distorcer a ideologia burguesa. Em seguida, o autor de "Capital" e "O Manifesto do Partido Comunista", descreveu a maneira pela qual as condições materiais de produção determinado o funcionamento da sociedade.
Para Marx, a filosofia e a sociologia estavam preocupadas com a interpretação do mundo, quando se trata do que é modificado. O ato ou prática é fundamental para o marxismo, uma vez que nenhuma luta política, econômica ou social pode ser ganha se for combatido, mas apenas no campo das ideias. A tese discutida por sociólogos Marx iria dividir em dois grupos para o resto da história da disciplina.
Max Weber criticou em vários pontos da obra de Marx. Para Weber, além de questões econômicas, determinantes estavam indo de volta para as origens de cada religião. O trabalho de Weber é rico nesse sentido, alcançar uma clara continuidade entre os fundamentos do sistema capitalista a partir