métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos
UNIFRAN – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - 4º PERÍODO
RGM: 1263590
Resíduos contendo substâncias químicas podem apresentar risco a saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade.
O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao meio ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos, metais e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados: mares, rios, solo e ar, gerando tragédias.
O Brasil possui legislação e normas específicas. Para tratar de questões dos resíduos industriais, algumas delas encontram-se na:
• ConstituiçãoBrasileira: artigo 225 que fala da proteção do meio ambiente;• Lei 6.938/81: institui a política Nacional do Meio Ambiente;• Lei 6.803/80: trata do zoneamento industrial em áreas críticas depoluição.
Os métodos mais utilizados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos são:
Aterro Sanitário
O Aterro Sanitário é um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, que é o aterramento. Modernamente, é uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública.
Essa técnica consiste basicamente na compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material inerte.
Ainda que sendo o método sanitário mais simples de destinação final de resíduos sólidos urbanos, o aterro sanitário exige cuidados especiais e técnicas específicas a serem seguidas, desde a seleção e preparo da área até sua operação e monitoramento.
Atualmente, os aterros sanitários vêm sendo severamente criticados porque não têm como objetivo o tratamento ou a reciclagem dos materiais presentes no lixo urbano. De fato,