Pesquisa Sobre Os Métodos Mais Empregados Para Disposição e Tratamento de Resíduos Químicos Perigosos
Disposição e Tratamento de Resíduos Químicos Perigosos
!
!
Aterro de Armazanamento
!
O aterro de armazenamento (ou aterro sanitário) é o aprimoramento das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de resíduos. É a forma mais criticada, já que não tem como objetivo o tratamento ou a reciclagem dos materiais presentes no lixo urbano, apenas do armazenamento deste no solo. Consiste basicamente em armazenar o lixo no solo no menor espaço possível e causando o menor dano possível ao meio ambiente e a saúde pública. Terra ou outro material inerte separam as camadas de lixo. (fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/ mudancas-climaticas/biogas/Aterro%20Sanit%C3%A1rio/21Aterro%20Sanit%C3%A1rio) !
Lagoas Superficiais
!
As lagoas superificiais (ou lagoas de estabilização) são basicamente bacias terrestres, projetadas dentro de critérios técnicos e científicos com a intenção de tratar águas residuárias brutas ou efluentes pré-tratados. Elas recebem uma variedade de águas residuárias domésticas e resíduos industriais complexos e funcionam sob uma ampla variação de condições ambientais
(Middlebrooks, 1987). Os resíduos são submetidos à degradação biológica natural, envolvendo principalmente bactérias e algas
(Silva e Mara, 1979), de maneira a estabilizar, ou seja, mineralizar o máximo possível de sua carga orgânica e destruir microorganismos patogênicos e não patogênicos nelas existentes.
Segundo Dorego e Leduc (1996), as lagoas de estabilização são modeladas para conter águas residuárias até que o efluente desejado seja obtido através da ação dos microorganismos presentes no sistema. O processo de tratamento é realizado pela capacidade destes microorganismos de quebrar as moléculas orgânicas complexas em substâncias inorgânicas mais simples no processo de síntese celular. (fonte: http://www.eps.ufsc.br/teses98/ medri/cap2.htm) !
Armazenamento em Formações Geológicas