Métodos Indiretos de Investigaçao de subsolo
2006 palavras
9 páginas
2.1. Métodos Geofísicos Os métodos geofísicos de investigação dos solos são formas de avaliação da estrutura terrestre, através de mecanismos de pesquisa que nos permitem ter uma fácil interpretação das camadas de solo existentes em um local especifico, sem alterar o solo, ou seja, sem invadir o solo. Eles nos permitem estudar o solo através de formas como: condutividade ou resistividade elétrica, magnetismo, densidade e etc. Os métodos geofísicos são uma excelente opção para a avaliação dos solos, por conta da praticidade que ele apresenta e a capacidade em área que abrange, e também sem falar do custo que fica mais em conta em relação a outros métodos de investigação do solo. O método também se torna eficiente para descobrir valas residuais, materiais contaminados, águas subterrâneas, e também pode ser utilizado para pesquisar vazamentos em dutos de água. Existem variados métodos disponíveis hoje, e a utilização de mais de um método, ajuda na diminuição da margem de erro que eles possuem. Temos que levar em conta que a característica do local a ser examinado é o que define qual método será utilizado para pesquisa.
2.2. Sensoriamento Remoto
É um dos métodos geofísicos utilizado para coletar informações sobre a estrutura do solo, sem toca-lo fisicamente, mas através de sensores que se utilizam de energia eletromagnética. Para o bom desempenho do Sensoriamento Remoto são necessários alguns elementos fundamentais que são:
2.1.1. Objeto e estudo
É um local especifico onde será realizado o Sensoriamento Remoto. Pode ser em áreas pequenas ou em áreas de larga escala.
2.1.2. Radiação eletromagnética
São ondas eletromagnéticas capazes de se propagar no espaço elas são compostas por um campo elétrico e um magnético que oscilam perpendicularmente um ao outro. Temos bons exemplos dessa matéria como o micro-ondas, Raio X, etc.
2.1.3. Sensor O sensor é um