EDIFICAÇAO
1 INTRODUÇÃO
A primeira condição para se abordar qualquer problema na geologia de engenharia ou mecânica dos solos consiste no conhecimento das condições do subsolo: reconhecer a disposição, natureza e espessura das suas camadas, assim como das suas características, com respeito ao problema em exame.
2 CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS
2.1 Métodos Diretos
Consiste em escavações realizadas com o intuito de prospectar os maciços, as sondagens mecânicas e os ensaios. Com as sondagens dos materiais ao longo da linha de perfuração: descrevem-se testemunhos, variações litológicas, estruturas geológicas e as características geotécnicas dos materiais.
Os principais métodos utilizados são:
Poços e Trincheiras / Sondagem a Varejão / Sondagem a Trado;
Sondagem a Percussão / Sondagem Rotativa.
2.2 Métodos Indiretos
Utilizam as feições topográficas, morfológicas e as propriedades físicas do terreno para determinar, indiretamente, a distribuição e o posicionamento dos corpos geológicos e suas características físicas e tecnológicas. Os métodos geofísicos constituem um conjunto de ensaios de campo que não alteram as propriedades físicas do material ensaiado.
Os principais métodos utilizados são: Métodos Geoelétricos;
Métodos Sísmicos;
Métodos Potenciais.
3 EXEMPLOS DE MÉTODOS DIRETOS (MECÂNICOS)
3.1 Poços e Trincheiras
Os poços são escavações verticais que permitem acesso ao interior do terreno para exame direto in situ do material, podem ser feitos tanto em solos como em rochas, permitindo o exame detalhado dos horizontes perfurados e a retirada de amostras.
Quando necessário analisar grandes extensões do terreno, utilizam-se de trincheiras.
Fig. 1 – Poço de Investigação Escavado em Solo
Fonte: http://migre.me/ox7Pc. (2015)
3.2 Sondagem a Varejão
Esta sondagem é feita com uma haste lisa de ferro, cravada manualmente, ou por golpes de marreta, em sedimentos inconsolidados submersos.
É usada