geologfia

283 palavras 2 páginas
INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO
A investigação de um subsolo trata de estudar as características dos materiais ao longo de uma determinada profundidade. Estes estudos são chamados tecnicamente desondagens.
Os principais objetivos das sondagens são a classificação, descrição e verificação da origem dos elementos geológicos; a estimativa da espessura das camadas de solo e rochas; conhecimento dadistribuição geologia e geotécnica das camadas; obtenção de informações em relação a resistência do solo, posição do nível d’água, entre outros.
As investigações se dão por métodos indiretos e pormétodos diretos. Entre os métodos indiretos de destaque, temos a sísmica de refração, que se baseia no tempo de percurso de ondas sonoras, analisando o espaço percorrido versus o tempo para a obtenção daresposta; e a eletrorresistividade, quando obtem-se dados a partir da determinação da diferença de potencial entre dois eletrodos centrais.
Entre os métodos diretos tem-se os manuais, com destaquepara o trado, com pouco alcance, retirada de amostras deformadas, encontro do nível de água do subsolo, desmoronamento das paredes laterais e outras limitações técnicas. Os timos mais comuns de tradosão as cavadeiras, trado torcido e os trados helicoidais. Os trados podem ser motorizados. Os poços de inspeção, quando obtém-se amostras indeformadas de solo, extraindo informações como umidade,granulometria, limite de liquidez, plasticidade, CBR, proctor e resistência ao cisalhamento. Com os poços de inspeção consegue-se determinar o nível de água do subsolo, no entanto tem-se o desmoronamentodas paredes laterais e outras limitações técnicas. Há ainda possibilidade de extrair-se informações com o método direto de trincheiras e também com galerias, porém sempre com limitações técnicas efísicas.
Os métodos manuais são bastante rudimentares, possibilitando somente verificações à pequenas profundidades, com reconhecimentos simplistas do solo em estudo.

Relacionados