pesquisa operacional
Operacional
São José dos Campos – Sp Origem de Pesquisa Operacional
Pesquisa Operacional (P.O) nada mais é que um método cientifico para tomada de decisões, ou seja, é um sistema organizado com auxílio de modelos bem como da experimentação de modelos, com o fito de operar um sistema da melhor maneira possível.
Como em logísticas e sistemas estratégicos, pesquisas operacionais também tem raízes na segunda guerra mundial. Sendo o termo utilizado primeiramente em 1938 na GrãBretanha para designar estudos sistemáticos de problemas estratégicos e táticos de concorrentes de operações militares. Em uma atuação, um grupo de especialista como
(matemáticos, físicos, Engenheiros, ...) designados para avaliar e reposicionar adequadamente os radares do sistema de defesa aérea da Grã-Bretanha antes e durante a segunda guerra mundial. Pós segunda Guerra esses mesmos especialistas que tiveram envolvimento no planejamento de operações militares deram continuidade em suas pesquisas fora do setor militar. Provavelmente o desenvolvimento mais importante pós guerra foi o feito por George Dantzig em 1947, foi criado um sistema de resolução de problemas de Programação Linear, ou seja, problemas de planejamento nos quais são utilizados modelos de otimização lineares.
Logo após o surgimento de computadores digitais em 1950, tornou-se possível desenvolver e utilizar novas metodologias para resolver uma grande variedade de problemas práticos. Com a constante evolução da tecnologia em comutadores, torna-se possível resolver problemas cada vez mais complexos. Nos dias atuais sua principal utilização é como ferramenta nos processos de tomada de decisão no ambiente empresarial e nos negócios, tanto no setor público como no privado. Alguns problemas que se podem ser resolvidos com pesquisa operacional:
Otimização de recursos;
Roteirização;
Localização;
Carteiras de investimento;
Alocação de pessoas;
Previsão de