Ivestigação de Subsolo
1749 palavras
7 páginas
INTRODUÇÃO:Este trabalho fala sobre investigação de subsolo da construção civil e suas etapas de investigação e das sondagens a percussão e seus métodos de Sondagens: Métodos diretos com alguns exemplos de equipamentos usado na área da Geotécnia e as finalidades de SPT e suas definições, critérios de para avaliação de ensaios SPT, ensaios, amostras, numero mínimo de sondagens localização de furos e profundidades. Método Indireto e Método Semi-indireto CPT que nos auxiliar na comparação nos métodos de sondagens laudo de sondagens e os princípios gerais da aptidão de suporte de um solo resistente:
INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO:
As informações solicitadas a um programa de investigação do subsolo são geralmente as seguintes:
a) Determinação da extensão, profundidade e espessura de cada horizonte de solo dentro de uma determinada profundidade que vai depender da dimensão e natureza da estrutura, além de uma descrição do solo, que inclua a sua compacidade se o solo não for coesivo e estado de consistência se o solo for coesivo.
b) Profundidade da superfície da rocha e sua classificação, incluindo informações sobre: Extensão, profundidade e espessura de cada estrato rochoso, dimensão, mergulho e espaçamento de juntas e planos de acamamento, presença de zonas de falhas e o estado de alteração e decomposição.
c) Informações sobre a ocorrência de água no subsolo: Profundidade do lençol freático e suas variações, lençóis artesianos ou empoleirados.
d) Propriedades de engenharia dos solos e rochas “in situ”, tais como, compressibilidade, resistência ao cisalhamento e permeabilidade. No caso de fundações de estruturas convencionais sabe-se que elas devem satisfazer três requisitos básicos:
• A carga de trabalho deve ser suficientemente menor do que a capacidade de suporte do solo, de modo a assegurar à fundação um adequado fator de segurança.
• Os recalques total e diferencial devem ser suficientemente pequenos e compatíveis com a estrutura de