Métodos Específicos das Ciências Sociais
Prof.: Valter Freitag
MÉTODOS ESPECÍFICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
1 O Método e os Métodos
Os métodos podem ser entendidos como um conjunto de atividades sistemáticas que nos levam a descobrir a realidade dos fatos.
O objeto de estudo pode ser subdividido em: material, aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, e formal, o enfoque dado às diversas ciências que contemplam o mesmo objeto material. Os principais métodos de abordagem são:
a) método indutivo – a aproximação dos fenômenos caminha geralmente para planos cada vez mais abrangentes, indo das constatações mais particulares às leis e teorias (conexão ascendente);
b) método dedutivo – partindo das teorias e leis, na maioria das vezes prediz a ocorrência dos fenômenos particulares (conexão descendente);
c) método hipotético-dedutivo – se inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, acerca da qual formula hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese;
d) método dialético – penetra o mundo dos fenômenos através de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade.
Já, os métodos de procedimento seriam etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos e menos abstratas que veremos agora.
1.1 Método Histórico
O método histórico consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje. O método histórico preenche os vazios dos fatos e acontecimentos, apoiando-se em um tempo, mesmo que artificialmente reconstruído, que assegura a percepção da continuidade e do entrelaçamento dos fenômenos.
1.2 Método Comparativo
Este método realiza comparações, com a finalidade de verificar similitudes e explicar divergências. É usado tanto para