Trabalhos
A audição é um dos mais complexos sistemas do organismo humano. Basicamente o aparelho auditivo pode ser dividido em:
Sitema Auditivo Periférico
É formado pela orelha externa, média e interna. Ele é responsável por captar os diversos sons do ambiente e transmiti-los para o nervo auditivo.
Resumidamente: o som é captado pela nossa orelha (ouvido externo) entra no ouvido médio e se depara com o tímpano, fazendo-o vibrar. O tímpano é uma membrana bem fina e muito sensível. Essa vibração do tímpado se transfere, por meio de contatocom três ossículos que estão interligados: bigorna, martelo e estribo, estes passam a vibrar e transferem essas vibrações para o ouvido interno, onde o som é transformado em impulsos elétricos. Esses impulsos elétricos são conduzidos ao cérebro pelo nervo auditivo. O cérebro recebendo esses impulsos elétricos irá interpretá-los e distingui-los como "som" que nós ouvimos.
Vamos entender melhor:
Quando o som entra em nosso ouvido médio, ele encontra o tímpano, que é uma membrana muito sensível, responsável pela captação do som. Ondas sonoras mais altas movem o timpano mais rapidamente e sons mais baixos o movem por uma distância maior.
O tímpano pode servir também para proteger o ouvido interno de exposições prolongadas a ruídos altos e graves. Quando o cérebro recebe um sinal que indica esse tipo de ruído, ocorre um reflexo no tímpano. O músculo tensor timpânico e o músculo estapédio se contraem de repente. Isso puxa o tímpano e os ossos conectados a ele em duas direções diferentes, deixando a membrana mais rígida. Quando isso acontece, o ouvido não capta tanto som na parte mais baixa do espectro auditivo, de maneira que o som é abafado.
Além de proteger seus ouvidos, esse reflexo ajuda você a concentrar sua audição. Ele mascara ruídos de fundo altos e graves para que você possa concentrar-se em sons mais agudos. Entre outras coisas, esse reflexo ajuda você a conversar em um local muito barulhento, como um show