Métodos educativos para iniciação da corrida
Métodos Educativos para Iniciação da Corrida
São vários os exercícios que podem ser utilizados na iniciação, aprendizagem e aprimoramento da técnica da corrida, ainda que possam também ser utilizados por atletas da marcha atlética, soa saltos, dos arremessos e lançamentos. Na verdade, esses exercícios, cuja nomenclatura é, em geral, oriunda da língua inglesa ou alemã, são utilizados em diferentes momentos do trabalho ou de uma sessão de treinamento. Podem, por exemplo, ser utilizado no aquecimento, como uma forma de o atleta se preparar para o treinamento em si, ou podem ser utilizados como exercícios específicos dentro da parte técnica do treinamento propriamente dito.
Existem vários métodos que pode ser usados para ajudar a aprendizagem na iniciação da corrida como: ANFERSEN: Deslocamento com base na flexão alternada dos membros inferiores de modo que os calcanhares toquem os glúteos, mantendo o tronco ligeiramente inclinado para frente e os membros superiores de acordo com a técnica da corrida, priorizando-se a frequência e coordenação dos movimentos.
Efeito: concentra a força nos calcanhares. SKIPPING: Deslocando com base na elevação alternada dos joelhos ate a altura do quadril, mantendo o tronco ereto e os membros superiores no sentido ântero-posterior, de acordo com o movimento da corrida, priorizando-se a frequência e coordenação dos movimentos.
Efeito: fortalece os músculos da coxa e trabalha a extensão e impulsão da perna. Trabalha a elevação da perna em 90°
HOPSERLAUF: Deslocamento com saltos “repicados”(saltitamento duplo na perna de impulsão) alternando-se membros inferiores e superiores. Pode ser realizado em progressão vertical, enfatizando-se a impulsão, ou em progressão horizontal, com ênfase na amplitude da passada. O tronco deverá estar ereto, enquanto o movimento dos membros superiores ocorrerá de forma alternada em relação aos membros inferiores.