Métodos de soldagem em placas de circuitos eletrônicos
A solda tem como finalidades permitir um bom contato elétrico e uma boa rigidez mecânica
Uma junta mal soldada afeta de forma acentuada o fluxo da corrente levando a falhas na operação do circuito. Uma placa de PCB pode ser danificada por excesso de calor ou a falta de calor pode causar uma solda fria por. Se a solda escorrer, duas trilhas do circuito podem entrar em curto circuito.Uma boa solda requer pratica e conhecimento sobre os princípios de soldagem.
Tipos de Dispositivos para Solda: Existem vários tipos de dispositivos usados na soldagem de componentes eletrônicos: ferros de solda, pistola de solda e estação de solda. Ferros são usados para trabalhos leves e médios e pistolas são usados para trabalhos mais pesados. O tipo estação pode servir pra trabalhos de leve a pesado.
Ferros de soldar podem variar de 15W a centenas de Watts. Para o trabalho em circuitos impresso os ferro de 15W a 40W são mais adequados. Para potencias maiores corre-se o risco de danificar as trilhas. O ferro é constituído de uma base oca dentro da qual existe uma resistência aquecedora. Uma ponta metálica será aquecida quando o ferro for ligado. Aqui daremos ênfase ao ferro de solda por ser mais barato e popular.
Soldagem de mão: Soldagem de mão requer a placa de circuito impresso para ser garantidos firmemente sobre a mesa de trabalho. A parte a ser soldada deve ser limpa e livre de gorduras e óleos. O ferro de solda deve ser não mais do que 15 a 20 watts, então você não levantar o circuito impresso fora o material de base. Aquecer a ponta e estanho ele pela ponta com uma pequena solda de revestimento. Arrefecer e limpe a ponta do ferro com uma esponja úmida e adicionar solda fresca. Posicione o componente no ou através do Conselho de administração. Toque a ponta para a parte do componente a ser soldado à placa por um ou dois segundos. Não toque o Conselho de administração ou você pode danificá-lo. Em seguida, toque