Métodos de Revisão
Normas para Revisão
A Editora UFG, com o objetivo de aprimorar sua atividade editorial, adotou este conjunto de normas gerais, definidas com base nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e nos parâmetros utilizados por diversas editoras universitárias, para orientar os procedimentos da equipe de revisão e padronizar suas publicações.
Na elaboração dessas normas, foram observados os critérios de correção gramatical, clareza, atualidade e sintonia com os usos correntes da linguagem escrita. Embora não abordem todas as questões envolvidas no processo editorial, tais normas viabilizam a padronização das obras publicadas pela Editora e podem, igualmente, servir como orientação para os autores que pretendam encaminhar trabalhos para edição.
ABREVIATURAS OU SIGLAS – Na primeira citação no texto, devem ser traduzidas, a não ser que sejam de uso corrente na área de conhecimento em questão. Escreve-se o nome por extenso e depois a sigla entre parênteses.
Abreviaturas ou siglas estrangeiras – Usa-se a forma original, sem tradução, exceto nos casos de uso consagrado.
Abreviaturas de locuções técnicas e comerciais – Usam-se apenas as iniciais, maiúsculas e sem pontos.
Abreviaturas com redução do vocábulo – Dr., Dra., Sr., Sra., Prof., Profa., Exmo., Ilmo.
Siglas de até três letras, silabáveis ou não – Escrevem-se as iniciais, maiúsculas e sem pontos (ONU, FMI, CEE).
Siglas silabáveis, com quatro letras ou mais – Escreve-se apenas a primeira letra, maiúscula (Ipea, Celg, Petrobras, Unicef).
Siglas não-silabáveis – Escrevem-se as iniciais, maiúsculas e sem pontos (INPS, RFFSA, DNOCS).
Siglas oficiais – Usa-se a grafia convencionada, transcrevendo-se maiúsculas, minúsculas, acentos e pontos (MAer, CNPq, UnB, DOI-Codi).
Abreviaturas com corpo elevado ou rebaixado – 1.o , 1.a , cm³ , O2, n.°
AGRADECIMENTOS – Preferencialmente, deve vir dentro do texto de apresentação