Métodos de resistencia
A resistência, destaca se como um dos principais obstáculos para a mudança.
* Comunicação e educação: Este método é utilizado para explicar a necessidade e a lógica da mudança, o que permite preparar os empregados para os novos procedimentos introduzidos pela mudança. Este método pode ser realizado através de apresentações públicas, memorandos e relatórios, e ainda vídeos de simulação.
Vantagem: quando as pessoas se sentem persuadidas, frequentemente ajudam a implementar a mudança.
Desvantagem: ocorre caso haja muitas pessoas envolvidas pois pode originar longos períodos de tempo para a implementação da mudança.
* Participação e envolvimento: Envolve as pessoas resistentes á mudança, ou seja é feito um pedido para que os membros da organização ajudem a planejar a mudança. A participação auxilia os gerentes a determinar problemas potenciais e perceber a recepção dos empregados quanto á mudança
Vantagem: Através da participação poder-se-á ouvir as pessoas envolvidas no processo e obter maior informação sobre aquilo que pensam sobre o mesmo, assim, a vantagem será não só esta mas também o maior empenhamento de todos os envolvidos.
Desvantagem: Pode demorar muito tempo se os participantes planejam uma mudança inadequada.
* Facilitação e apoio: Consiste em oferecer programas de reciclagem, folgas, apoio emocional e compreensão para as pessoas afectadas pela mudança.
Vantagem: Nenhuma outra abordagem funciona tão bem com problemas de ajustamento.
Desvantagem: Pode demorar muito tempo a ser implementada, ser dispendioso e ainda assim fracassar.
* Negociação e acordo: A negociação usa a conversação para conquistar a aceitação e aprovação de uma mudança desejada. Na negociação e acordo podem ser oferecidos incentivos como aumentos salariais, oportunidades de carreira aos activos e presumíveis resistentes, esta pode ser a melhor forma de remover a resistência.
Vantagem: Algumas vezes é um meio