Historiad
2° semestre - 2011
Palestra: Direito e História, Diálogos com Antônio Manuel Hespanha.
Antônio Manuel Hespanha é graduado em Direito pela Universidade de Coimbra seu campo de interesse é a História do Direito, possuindo diversas publicações a cerca desse tema (As Vésperas do Leviathan; La gracia del derecho. Economía de la Cultura en la Edad Moderna; Guiando a mão invisível. Direito, Estado e lei no liberalismo monárquico português; O caleidoscópio do direito. O direito e a justiça nos dias e no mundo de hoje, etc.), sendo de grande importancia tanto para o Direito quanto para a História. Ele exerceu também a profissão de professor na Universidade Nova de Lisboa, mas atualmente está aposentado.
A palestra por ele ministrada ocorreu no auditório Joaquim Nabuco na faculdade de Direito. A palestra foi organizada da seguinte forma: Primeiramente o palestrante exporia sua fala e logo depois três professores convidados proporiam alguns questionamentos a respeito do que foi dito por Antônio Manuel Hespanha, entres esses professores convidados se encontrava os professores José Otávio do departamento de Historia da UnB, Cristiano Paixão ( professor de História do Direito da UnB) e o professor de Direito Menelick de Carvalho Netto.
Manuel Hespanha inicialmente havia dividido sua fala em três tópicos; uma historiografia que leve os fatos a sério (fontes), explicitar os métodos e delimitação do conteúdo; os quais nomeou de Regras para uma oficina do historiador, no entanto optou por deixar esses tópicos de lado e conduzir a palestra de uma outra forma. Grande parte da palestra girou em torno de seu livro “As Vésperas do Leviathan”, Para ele contar a história é uma maneira de criar um nacionalismo na populaçao e para criar a identidade de um povo. Ele também faz uma reconstituição histórica do Brasil colonial e do impacto que essa época tem e teve no Brasil ao longo dos anos, inclusive no desenvolvimento do Estado e das formas de poder,