Métodos de quantificação de crescimento microbiano
Métodos diretos
Existem diferentes métodos para quantificar o crescimento microbiano; Alguns determinam o número de células e outros analisam a massa total da população, que e diretamente proporcional ao numero de células. A quantificação de uma população geralmente é realizada considerando o numero de células em 1 mL do meio liquido ou 1g do material solido. Mas como populações bacterianas são muito grandes, são usadas pequenas amostras dessas para contagem por métodos diretos ou indireto.
Depois, o resultado é colocado em formulas matemáticas para calcular o valor final.
1) Contagem em placa
É a técnica mais utilizada na determinação do tamanho de uma população bacteriana.
Vantagem: as células viáveis (vivas) são quantificadas.
Desvantagem: tempo de incubação longo, em geral 24h, para o aparecimento das colonias visíveis em placa.
Esse tempo pode impedir o uso dessa técnica em áreas como controle da qualidade do leite pois não é possível manter o lote por um período longo. Esse método considera que cada colônia é originada do crescimento e da multiplicação de uma bactéria. Isso nem sempre é verdade, uma vez que as bactérias frequentemente crescem em cadeias ou em grumos. Para refletir essa realidade, as contagens em placas são feias nas chamadas unidades formadoras de colônias (UFC).
Para realizar esse método, é essencial que somente um numero limitado de colonias cresça em cada placa. Quando muitas colonias estão presentes, ocorre saturação impedindo o crescimento de algumas colonias e dificultando a contagem. Pela convenção do Food and Drug Administration, órgão norte0americano que controla alimentos e medicamentos, deve-se realizar a contagem em placas que contenham de 25 a 250 colonias, mas microbiologistas preferem de 30 a 300 colonias.
Quando essa metodologia é empregada, deve-se utilizar o método da diluição seriada para garantir que o numero de colonias na placa permaneça na faixa