estudante
INTRODUÇÃO
A questão do processo de alfabetização escolar continua sendo um tema desafiador para os pesquisadores e profissionais da área da Educação. A formação do aluno como um competente leitor e produtor de texto, em nossas escolas públicas e particulares, ainda se coloca como um dos grandes objetivos a serem alcançados. A Importância de tal questão pode ser parcialmente explicada pelo crescente reconhecimento, por parte da sociedade em geral e pelos educadores em particular.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Modelo tradicional
No modelo tradicional, a escrita era entendida como um simples reflexo da linguagem oral, ou seja, a escrita era concebida como uma mera representação da fala; nesta perspectiva, ler e escrever são entendidos como atividades de codificação e decodificação.
Trabalhava-se com a perspectiva de, primeiramente, ensinar código, posteriormente habilitar o aluno a utilizá-lo. Esse modelo tem sido duramente criticado desde os anos 60 quando os países desenvolvidos detectaram a condição do analfabetismo funcional em parcelas significativa da sua população.
Vídeo
O processo de alfabetização deve ocorrer na escola, de forma planejada e sistematizada. Temos como objetivo apontar e discutir aspectos relacionados com situações do cotidiano. Nesta perspectiva,assume-se que o ponto de partida e de chegada do processo de alfabetização escolar é o texto. Tal definição merece nossa atenção por vários motivos:
PRIMEIRO: Refere-se à fala escrita, visando o planejamento de atividades visando o desenvolvimento das habilidades. SEGUNDO: Assume que a questão central na definição refere-se à produção da unidade de sentido. TERCEIRO: O texto constitui-se numa determinada situação discursiva, o que implica no domínio da linguagem, pelo aluno.
Vídeo
NOVA VISÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Visando a formação do cidadão crítico que atue na sociedade, numa