Microbiologia
1.1. INTRODUÇÃO
Microrganismos são definidos, em princípio, como seres microscópicos, individualmente invisíveis a olho nu. Apesar dessa visão um tanto simplista, que de maneira geral é correta, são dotados de grande diversidade genética, morfológica e ecológica. Estima-se que a massa microbiana total seja 25 vezes maior do que a massa total da vida animal.
Geralmente são seres microscópicos ou submicroscópicos com dimensões que variam entre 0.5 a 5 micrometros. As mesmas podem ser classificadas morfologicamente de acordo com a forma da célula e grau de agregação. Quanto à forma podemos obter a classificação de coco, bacilo, vibrião, espirilo e espiroqueta. Já levando em consideração o grau de agregação podemos obter a classificação de diplococo, estreptococos, estafilococos, sarcina, diplobacilos, estreptobacilos.
Desta forma então, será apresentado neste relatório, uma análise do ar, referente à análise de uma amostra coletada na mesa do guarda, apresentado assim, as características físicas dos microosrganismos manifestados, como cor, forma, e outras formas de caracterizar os mesmos, bem como a coloração de gram realizada com algumas amostras de colônias que se proliferaram nas placas Saborouad e de PCA.
1.2. OBJETIVOS
Visualizar o crescimento de colônias em diferentes meios, bem como classificar as colônias em relação ao seu comportamento físico e a coloração de Gram.
1.3. REFERENCIAL TEÓRICO Microorganismos Os microorganismos podem ser encontrados em todos os ecossistemas e em associação com todos os organismos multicelulares. Estes habitam o corpo humano de indivíduos hígidos aos bilhões como passageiros benignos até como participantes de funções corporais, por exemplo, as bactérias que degradam o conteúdo intestinal. As poucas espécies de micro-organismos que são prejudiciais aos seres humanos, por produzirem compostos tóxicos ou por causarem infecção de forma direta, são caracterizados como patógenos. Há diversos