Métodos de pesquisa
1) Descrição
1.1) Estudo de Caso
RESUMO
Objetivo: relatar os resultados do teste de potencial evocado auditivo de longa latência (PEALL) e da avaliação de linguagem de um paciente com afasia.
Métodos: o estudo avaliou um individuo do gênero masculino que sofreu uma lesão cortical na área frontal esquerda há 20 meses participando de terapia fonoaudiológica por 4 meses submetido ao exame PEALL no pré e pós tratamento.
Resultados: a avaliação da linguagem revelou 64,94% de acertos do total de pontos, apresentando melhor atuação na atividade de compreensão/expressão da linguagem oral, porém com maior dificuldade em organização da linguagem escrita. Quanto à avaliação do N2, foi observado atraso em hemisfério cerebral direito (HD) e esquerdo (HE), a amplitude do N2 encontrou-se diminuída em ambos os hemisférios, a latência do P3 encontrou-se atrasada em HE. Para a amplitude do P3, observou-se valores aumentados em HE. A melhora observada nos componentes N2 e P3 no exame pós-tratamento, possivelmente seja devido à influência da estimulação dos exercícios fonoaudiológicos. Conclusão: esses resultados sugerem a importância da fonoterapia em indivíduos portadores de afasia e do exame de PEALL no acompanhamento da evolução clínica.
Cf. http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v9n3/a16v9n3.pdf
O exemplo citado refere-se ao método Estudo de Caso porque foca no estudo de um indivíduo em profundidade, sugerindo uma hipótese a ser aplicada a outros indivíduos.
1.2) Levantamento (Survey)
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar a prevalência de comportamentos associados à ocorrência de doenças ou agravos à saúde em alunos de Educação Física. Para tanto, adotou-se uma pesquisa de levantamento (survey) com 448 estudantes de ambos os sexos. O instrumento envolveu questões sobre prática de exercícios físicos, uso de preservativos, uso de drogas e horas de sono. Os principais resultados foram: a) a taxa de indivíduos que não