métodos de pesquisa
Com uma contribuição às tentativas de fazer distinção entre os termos, diríamos que o método se caracteriza por uma abordagem mais ampla, em nível de abstração mais elevado, dos fenômenos da natureza e da sociedade. Assim teríamos, em primeiro lugar, o método de abordagem, assim discriminando: a) método dedutivo; b) método dedutivo; c) método hipotético-dedutivo; d) método dialético.
Por sua vez, os métodos de procedimentos seriam etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos e menos abstratas. Dir-se-ia até serem técnicas que, pelo uso mais abrangente, se erigiram em métodos. Pressupõem uma atitude concreta em relação ao fenômeno e estão limitados a um domínio particular. São os que veremos a seguir, na área restrita das Ciências Sociais, em que geralmente são utilizados vários, concomitantemente.
Método Histórico : é importante pesquisar suas raízes para compreender sua natureza e função, consiste em investigar acontecimentos processos e instituições do passado para verificar sua influência na sociedade de hoje.
Método Comparativo: Tylor considerando que o estudo das semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupos , sociedades ou povos contribui para uma melhor compreensão do comportamento humano, este método realiza comparações com a finalidade de verificar similitudes e explicar divergências.
Método monográfico: Le Play parte do princípio de que qualquer caso que se estude em profundidade pode ser considerado representativo de muitos outros ou até de todos os casos semelhantes.
Método Estatístico: Quetelet o método estatístico significa redução de fenômenos sociológicos, políticos, econômicos etc. a termos